Criar uma Loja Virtual Grátis
Pesquisa online
O que voce acha do preço da gasolina em Aracruz?
Ótimo
Bom
Ruim
Uma vergonha
Ver Resultados



ONLINE
1







Total de visitas: 2691
Praias
Praias

Nos 47 quilômetros de litoral do Município de Aracruz existem belas praias, como:

Beira-Mar – Fica na seqüência da Praia de Comboios. Tem relevo íngreme, com ondas agitadas e perigo para banhistas. Boa para a pesca (baiacu, cação, dourado e camarão sem barbas).

Barra do Riacho – Ao norte da foz do Rio Riacho, tem recifes, ondas agitadas, areia dourada e fina.

Praia das Conchas – Ao sul da foz do Rio Riacho, é bastante funda, tem ondas agitadas, com água barrenta e fria. A vegetação de restinga ainda está presente. Não é aconselhável a banhistas, mas serve à pesca.

Barra do Sahy – Com formato de enseada, é uma das mais procuradas praias aracruzenses, de areia amarela e grossa, com recifes e pedras junto ao mar. Como fica próximo à foz dos Rio Putiri e Gimuhuna, sua água tem tom escuro. Um ancoradouro natural de barcos da pesca dá um ar bucólico ao local. Tem quiosques, camping e casas de veraneio.

Putiri (ou Enseada de Aracruz) – Rica em algas e fauna marinha, com água límpida, despoluída e temperatura de fria para temperada. Tem pedras na areia grossa e ondas fracas. Ideal para quem procura sossego. Tem área do Camping Clube do Brasil.

Mar Azul – Tem águas claras e azuladas, com formação de recifes. Ideal para mergulho. Mantém vegetação rasteira e árvores, como castanheiras e goiabeiras. Com ondas muito fortes, é desaconselhável para banho de crianças.

Praia dos Padres – Tranqüila, ideal para crianças. A água é claro e a areia amarela e grossa. Tem uma faixa de recifes e vegetação de mangue que formam bonito visual.

Praia da Sauna (ou Coqueiral) – Dotada de extensa área verde cheia de coqueiros. Apesar das muitas pedras, a praia é rasa, com ondas mansas, água morna e areia de alto teor radioativo.

Itaparica e Formosa – Ao sul da foz do Rio piraquê-Açu começa a Praia de Itaparica, pequena enseada com recifes, areia fofa e ondas fracas. Logo adiante, a Praia Formosa se estende por 12 quilômetros, numa linha contínua de arrecifes. Sombreada por coqueiros e com pequena faixa de restinga preserva remanescentes da Maria Atlântica, na região da Estação de Biologia Marinha. Tem pousadas, restaurantes, camping e colônia de férias (do Sesc).

Reservas Ambientais - Em Aracruz existem 3 importantes áreas de preservação ambiental:

Estação de Biologia Marinha - criada pelo naturalista Augusto Ruschi, com 21 hectares, a 33 km da Sede, no km 3,5 da Rodovia ES-10 (Nova Almeida-Santa Cruz), um quilômetro após a Colônia do Sesc. Era uma antiga fazenda de abacaxi, comprada por Ruschi, que pretendia proteger a área e desenvolver um programa de educação ambiental. Os herdeiros de Ruschi conseguiram levar adiante o sonho do pai e hoje a Estação recebe alunos de 1º e 2º graus, além de estudantes universitários. No local já foram encontradas cerca de 150 espécies de moluscos, 200 de crustáceos e 100 tipos de algas.

Reserva Biológica de Comboios - a 33 quilômetros da Sede, no distrito de Riacho, é mantida pelo Projeto Tamar (Tartaruga Marinha), com área de 14 quilômetros de litoral, nos Municípios de Aracruz e Linhares. Seu  principal objetivo é garantir a preservação e reprodução das tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção.

Aldeias indígenas - As terras de Aracruz eram habitadas por índios tupiniquins, que tiveram os primeiros contatos com os brancos no início da colonização, no Século XVI.

Seus remanescentes vivem hoje em 7 reservas, sendo três da nação guarani e 4 tupiniquins.

As aldeias guaranis ficam próximas à Ponte de Santa Cruz, a 25 quilômetros da Sede (Distrito de Santa Cruz): Boa Esperança ou Tekoã Porã, Piraquê-Açu e Três Palmeiras. As aldeias tupiniquins são: Caieiras Velhas, Irajá, Pau-Brasil (Distrito de Santa Cruz) e Comboios (Distrito de Riacho). Em Caieiras Velhas, a 19 quilômetros da Sede, moram cerca de 250 descendentes de índios.

 

Fonte:

Livro “Faça-se Aracruz!”

Link “Praias Capixabas” no site gazetaonline.com.br

https://www.diversoes.com.br/cidade/default.cfm?cidade=aracruz

https://www.escelsa.com.br/espsanto/Aracruz.htm

Portal Aracruz, Flávia Thomazi.