O socióloo Herbert de Souza, o Betinho é reconhecido como símbolo da solidariedade e da campanha contra a fome do país. Sua determinação e seu trabalho como coordenador da Ação Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, tornou-o célebre como defensor da cidadania e da valorização dos direitos humanos.
FRASES FAMOSAS DE BETINHO
1. "Quem fica na memória de alguém não morre"
2. "Não cabe às ONGs brasileiras acabar com ou pretender substituir o Estado, mas colaborar para a sua democratização. Não cabe às ONGs produzir para o conjunto da sociedade os bens e serviços que o mercado não é capaz de produzir, mas propor uma nova forma de produzir e distribuir que supere os limites da lógica do capital"
3. "O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade".
4. "Não podemos aceitar a teoria de que se o pé é grande e o sapato, pequeno, devemos cortar o pé. Temos de trocar de sapato".
5. "No Brasil não existia o controle do sangue: a Aids era desconhecida. Ele não existia também para outras doenças. Assistimos ao comércio de sangue, uma irresponsabilidade total. Neste sentido, a Aids salvou o sangue".
6. "Toda informação é, de certa forma, uma proposta ou elemento de formulação de propostas. É matéria-prima fundamental da ação política e, portanto, do trabalho cotidiano dos movimentos populares".
7. "Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura".
8. "Em resposta a uma ética da exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética da solidariedade".