TRIBUTO AOS FUNDADORES DO CEPEC
_ Desde meados de 1988, um de grupo de voluntários liderados por Juscelino José dos Santos, dedicam-se aos movimentos comunitários organizados no município de Aracruz. Ao assumir a gestão da Associação Comunitária de Moradores do Bairro Vila Nova em Aracruz-ES, direcionaram todos os esforços para tornar a instituição autosustentável, implantando um plano de benefícios para os associados, incentivando a participação intensiva dos moradores nos destinos da instituição.
_ Já neste período, quando palavras como reestruturação de empresas, terceirização, reengenharia, informática, qualidade total, passaram a fazer parte do dia-a-dia dos cidadãos culminando com alto índices de desemprego, o grupo antevia a necessidade de postura diferenciada dos movimentos organizados para interagir e interferir de forma posítiva na vida das pessoas, substituindo práticas meramente assistencialistas.
_ Essa visão não era muito bem compreendida pela maioria das pessoas. Muitos entendiam que uma Associação existia apenas para realizar algumas festas, arrecadar dinheiro, doar remédios, cestas básicas, outras entendiam que bastava formar uma Associação para que esta recebesse recursos para suas atividades; que as lideranças recebiam salário, etc.. A gestão qualificada da instituição era muito comprometida. Burocracia hexacerbada para conseguir Título de Utilidade Publica, Registro no CNAS e atividades voluntárias realizadas durante a noite e em finais de semana.
_ Muitos destes cidadãos aracruzenses citados a seguir participaram e/ou ainda dedicam horas importantes das suas vidas em prol da luta por uma sociedade menos excludente: Valtemir Campos, Geraldo Locatelli, Aloísio Casagrande, José Bento do Rosário (Zé Pastor), Jocimar soares, José Pretinho, Anita Cao, Edimar Penha Fraga, Edson Jorge de Paula, João Rocha Nunes, Adão dos Santos, Alex Sandro Mandelli, Maria Aparecida F. Rocha, Pedro Mandelli, José Marim, entre muitos outros.
_ No início do ano 2000, o grupo tomou conhecimento da Lei 9.790/99, marco legal do Terceiro Setor. Começa a busca por informações, treinamentos, surgindo assim, as bases para constituição do Centro de Práticas Sociais, Educacionais e Cidadania-CEPEC em 01/04/2003.
Conselho Gestor Inicial do CEPEC
Juscelino José dos Santos: Nascido em 02/09/1962, reside em Aracruz há mais de 36 anos. Tem relevantes serviços prestados através de trabalhos comunitários. Foi presidente do Conselho de Administração do CEPEC. Atualmente exerce função pública.
Rosimeire Miranda dos Santos: reside em Aracruz e possui formação em Técnicas agricolas com habilitação em Agropecuária. Exerceu a função de secretária do Conselho de Administração
João Bosco da Silva: participa dos movimentos comunitários em Aracruz a mais de 25 anos. Foi Vice-Presidente da Associação Humanitária Vila Nova e coordenador de Projetos Especiais do CEPEC.
Membros do Conselho Fiscal