Criar uma Loja Virtual Grátis
Pesquisa online
O que voce acha do preço da gasolina em Aracruz?
Ótimo
Bom
Ruim
Uma vergonha
Ver Resultados



ONLINE
1







Total de visitas: 2692
Pontos turísticos
Pontos turísticos

       

Reserva Ecológica do Morro do Aricanga - localiza-se no morro que serve de divisa entre os Municípios de Aracruz e Ibiraçu, a 8 quilômetros a sudoeste da Sede e 582 metros de altitude. Tombada pela Prefeitura Municipal, foi criada em 1988, para evitar o desmatamento indiscriminado na região, proteger mananciais, preservar plantas nativas e animais silvestres. Uma de suas maiores atrações é a Pedra do Azulão, excelente para a prática de asa delta. Do alto do morro é possível ver todo o estuário do Rio Piraquê-Açu e seu manguezal.

Manguezal - O manguezal do Rio Piraquê-Açu é considerado o 5º maior da América do Sul. Forma-se na junção dos Rios piraquê-Açu e Piraquemirim, próximo ao centro do Distrito de Santa Cruz. É possível alugar canoas com os pescadores, que levam para passeios entre as árvores de raízes aéreas. É protegido pela Prefeitura de Aracruz pela importância na manutenção do equilíbrio ecológico e fauna abundante: caranguejos, aratus e goiamuns, típicos de manguezais.

Conjunto de 3 lagoas - a 28 km ao norte da Sede, no Distrito de Riacho, denominadas Aguiar, do Meio e de Baixo, onde ainda é possível desfrutar de muita calma e tranqüilidade, pois a região ainda é tipicamente rural. A Lagoa do Aguiar serve de limite entre os Municípios de Aracruz e de Linhares. Mas o banho nela é perigoso, pois lá vivem piranhas.

Rio Piraquê-Açu - nasce no Município de Santa Teresa, atravessa os de João Neiva e Ibiraçu e desemboca na Vila de Santa Cruz. É o maior rio de Aracruz e de importante papel histórico e econômico: como ele é navegável por vários quilômetros, outrora escoava a produção da região e por ele entraram no Estado os primeiros imigrantes italianos.

Fazenda das Palmas - em Córrego Fundo (Distrito da Sede), local onde os imigrantes italianos desceram à terra e o General Aristides Guaraná instalou uma avançada fábrica de açúcar, no final do século passado. No local existiam instrumentos usados na época, principalmente aqueles com que os escravos eram castigados.

Fonte do Caju - próximo à Igreja de Santa Cruz (Distrito de Santa Cruz), sua água era considerada, até há cerca de uma década, como das mais puras e límpidas do país, conforme resultado de sua análise.

Cachoeira e Represa de Santa Maria - agradável local para piqueniques, descanso, banhos e pesca. Seu entorno é parque de preservação. Fica no Rio Piraquê-açú (ali chamado de Santa Maria), a 10 km a oeste da Sede, na localidade de Santa Maria (Distrito da Sede). A barragem gerou energia elétrica para o Município de 1964 a 1969.

Igreja de Santa Cruz - a primeira do município. Iniciada em 1838, por cerca de 20 anos ficou só com a parede da frente, que era um frontispício portentoso para a época, levando quem a olhasse de longe a pensar que fosse um templo de grande luxo. Isto aconteceu, por exemplo, com o Imperador D. Pedro II, em 1860.

Igreja de São João Batista - na praça principal da Sede do municipio.

Igreja de São Benedito -  Vila do Riacho.

Igrejinha de Monte Serrat (ou do Pelado) - a 10 km ao norte da Sede e 400 metros de altura, em local de difícil acesso, no alto da Pedra do Pelado (Distrito da Sede). Comporta apenas 6 pessoas, em pé. Da igrejinha é possível ter idéia de toda a extensão do Município de Aracruz.

  fontes:

Livro “Faça-se Aracruz!”

Link “Praias Capixabas” no site gazetaonline.com.br

https://www.diversoes.com.br/cidade/default.cfm?cidade=aracruz

https://www.escelsa.com.br/espsanto/Aracruz.htm

Portal Aracruz, Flávia Thomazi.