Criar uma Loja Virtual Grátis
Pesquisa online
O que voce acha do preço da gasolina em Aracruz?
Ótimo
Bom
Ruim
Uma vergonha
Ver Resultados



ONLINE
1







Total de visitas: 2565
Espaço local
Espaço local

ARACRUZ

O município de Aracruz ocupa uma área de: 1.426,83 Km² a 81 km de Vitória capital do Estado do Espírito Santo. Possui uma população de 64.391 habitantes e divide-se politicamente em 05 distritos: Sede; Santa Cruz; Riacho; Guaraná; Jacupemba. Possui clima tropical litorâneo com inverno seco, pouco acentuado. O nome Aracruz tem origem indígena e significa Altar da Cruz.

A principal atividade econômica do município é a industrial, pois está em seu território a maior fábrica de celulose branqueada de eucalipto do mundo, a Aracruz Celulose S. A. A fabricação de celulose influi de forma muito significativa na vida dos moradores de Aracruz, como também de vários municípios vizinhos como Ibiraçu, João Neiva e Fundão.

As atividades rurais também têm grande força no município, principalmente ao Norte, nos Distritos de Jacupemba, Guaraná e Riacho, e a Sudoeste, no Distrito de Santa Cruz. Também a pesca, outrora muito praticada em Vila do Riacho, Barra do Riacho e Santa Cruz, ainda é responsável pelo sustento de muitas famílias nestes locais.

 

 

Histórico de Aracruz

O Município de Aracruz originou-se de um pequeno aldeamento na foz do Rio Piraquê-Açú em 1556, fundado pelos jesuítas Brás Lourenço, Diogo Jácome e Fabiano Lucena. Deram o nome de Aldeia Nova, com o objetivo de conquistar a terra e evangelizar os índios da região comandados pelo bravo Cacique Maracaiaguaçu, entretanto, a Aldeia teve desenvolvimento lento por causa da grande quantidade de formigas o que levou os padres a fundarem outra aldeia em 1557. Houve então a troca de nomes, a primeira passou a se chamar Aldeia Velha e a outra passou a se chamar Aldeia Nova. Em 1832, chega a região de Santa Cruz, o imigrante Italiano Pietro Tabacchi, fundando a Fazenda Nova Trento em homenagem a sua terra natal. Em 03 de Abril de 1848, a Resolução n.º 2 cria o Município de Santa Cruz (hoje Aracruz), com sede na Vila de Santa Cruz. Em 1860, Santa Cruz recebeu a visita de D. Pedro II e sua Comitiva que pernoitaram na Vila de Santa Cruz, onde o imperador inaugurou o chafariz público e deixou como lembrança de sua passagem 06 medidas para líquidos feitas de bronze. No dia 04 de fevereiro de 1860 a Comitiva Imperial atravessou a Foz do Rio Piraquê-Açú e visitou a Aldeia Tupiniquim em Caieiras Velha e seguindo para Riacho. Em 1873, através do Decreto Imperial n.º 5295, Pietro Tabacchi recebe autorização para trazer da Itália 70 famílias de colonos para sua fazenda. As primeiras 386 famílias italianas saíram do Porto de Gênova em 03/01/1874, a bordo do navio francês Sofia, que também trouxe várias caixas de equipamentos agrícolas. O navio chegou à Baía de Vitória em 17 de fevereiro e somente em 01 de março, seguiram para Santa Cruz no vapor Presidente, onde lá partiram de canoa, através do Rio Piraquê-Açú para a fazenda Nova Trento em Córrego Fundo. Em 18 de Março de 1891, a Vila de Santa Cruz é elevada a categoria de Cidade pelo Decreto Estadual n.º 19 tornando-se uma Vila muito próspera sendo seu Porto Fluvial o mais movimentado e por onde escoavam as riquezas da região. A construção da Estrada de Ferro Vitória X Minas e da Br 101 vieram contribuir para acabar com o movimento do Porto de Santa Cruz. Em 1943, o Decreto Estadual n.º 15177 dá o nome de Aracruz ao Município que até então chamava-se Santa Cruz. Em 1948, a Resolução N.º 1 da Comarca Municipal de Aracruz autoriza a transferência da Sede do Município para o povoado de Sauassú que só aconteceu em 1950. De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo bem como de outros historiadores.

 

fontes:

Livro “Faça-se Aracruz!”

Link “Praias Capixabas” no site gazetaonline.com.br

http://www.diversoes.com.br/cidade/default.cfm?cidade=aracruz

http://www.escelsa.com.br/espsanto/Aracruz.htm

Portal Aracruz, Flávia Thomazi.